Compartilhe esse artigo:
Por que o Canadá está precisando urgentemente de imigrantes? - Imagem: Freepik
O Canadá é o segundo maior país do mundo em dimensão territorial, com quase 10 milhões de quilômetros quadrados, ficando atrás apenas da Rússia. Apesar do Canadá ter uma área territorial tão imensa, a sua população é muito pequena, tendo apenas 38 milhões de habitantes, a título de comparação, apenas o estado de São Paulo, no Brasil, tem mais de 44 milhões de habitantes.
Mas o problema principal não é a baixa população do país, que quando comparada ao tamanho territorial, faz com que a distribuição demográfica seja muito pequena, e sim a falta de mão de obra. E é por isso que o governo canadense pretende atrair cada vez mais imigrantes em idade ativa para trabalhar e manter a economia do país ativo.
Além disso, confira também: Brasileiro está impedido de entrar em Portugal e sobe no telhado do Aeroporto de Lisboa
São vários motivos, por isso, vamos elencar alguns.
Primeiro: A população canadense está envelhecendo.
Isso mesmo, a população do Canadá está envelhecendo cada vez mais e vai chegar um momento em que o país será formado apenas por aposentados e não vai ter trabalhadores jovens para sustentar essa população inativa.
Esse olhar é em certa parte ruim para a economia e para a previdência canadense, mas evidencia que o país é um país muito desenvolvido. Isso porque, se tem muitas pessoas envelhecendo é porque o sistema de saúde e qualidade de vida oferecido pelo governo canadense é de qualidade. Mais de 14% da população canadense tem mais de 65 anos.
Essas pessoas não trabalham mais e dependem do governo para se manterem, através da previdência social. Mas para isso é necessário mão de obra ativa de vários setores da economia, o que está em falta no país.
É nesse ponto que chegamos a outro problema enfrentado pelo governo canadense.
Segundo: A taxa de fecundidade está atrapalhando.
Mas o que isso significa na prática? Significa basicamente que a população canadense não tem filhos suficientes e por isso o país ao invés de aumentar a sua população, está impedindo. Esse é um processo muito comum e evidente em países desenvolvidos, pois as pessoas querem ter cada vez menos filhos. Isso é chamado de transição demográfica e acontece ao longo de muitos anos em vários países que estão se desenvolvendo.
Hoje, a taxa de fecundidade do Canadá está em 1,40. Ou seja, cada casal tem em média, menos de 2 filhos, o que faz com que a população diminua.
Explicando melhor, se duas pessoas tiverem apenas 1 filho, a população não crescerá, porque esse casal não repõe 2 habitantes para a população.
Ficou difícil de entender?
Talvez seja mais fácil com um exemplo do que acontece na Nigéria, um dos países em que a população mais cresce no mundo. Por lá a taxa de fecundidade é mais de 5,30, ou seja, cada casal de duas pessoas tem, em média, 5 filhos, isso significa que o saldo será de 3 habitantes a mais para o país.
Já no Canadá, como a taxa é menor que 2, cada casal fica com um saldo negativo e a população diminui.
Por esse motivo, está nascendo cada vez menos canadenses e em um futuro não muito distante, o país terá muitos aposentados e poucas pessoas jovens para trabalhar.
E é por essa razão que o governo canadense precisa impor imigrantes para morar no país.
A economia do Canadá está crescendo, e tende a continuar crescendo, mas para isso, serão necessários cada vez mais trabalhadores, desde níveis braçais, como pedreiros, carpinteiros, e etc até nível mais técnico, como o médico, engenheiro, advogado e dentre outros .
Para isso, o governo canadense está atraindo imigrantes. O objetivo do governo canadense é “contratar” mais de 1,5 milhão de imigrantes até 2025, incluindo brasileiros para suprir a alta demanda de trabalhadores.
Além de ser um excelente país para se viver, sendo muito desenvolvido, seguro, tecnológico, com boa saúde e excelente segurança, o salário pago no Canadá é excelente e uma ótima opção para se viver bem e com qualidade de vida.
Segundo especialistas, o salário médio entre diversas profissões varia entre 70 mil a 150 mil dólares canadenses por ano, o que daria algo próximo de 21 mil até 41 mil reais por mês.
Para ser um candidato basta ter fluência em francês ou inglês e seguir todos os processos exigidos pelo governo.
Você pode conferir todo o passo a passo clicando aqui.
Por fim, leia também: 2 policiais estaduais de MA acusados de esquema de suborno de CDL são suspensos sem remuneradores
Todos Direitos Reservados © Brazilian News 2024.