Compartilhe esse artigo:
Empresário norte-americano acusa manipulação no Campeonato Brasileiro - Imagem: Vitor Silva/Botafogo
O empresário norte-americano John Textor acendeu a polêmica ao sugerir manipulação no Campeonato Brasileiro, apontando especificamente o São Paulo Futebol Clube em uma partida contra o Palmeiras durante o Brasileirão de 2023.
Sem apresentar provas substanciais, Textor alegou que cinco jogadores do São Paulo estariam envolvidos na manipulação da derrota por 5 a 0 para o Palmeiras. Sua afirmação, respaldada por supostos especialistas e inteligência artificial, gerou controvérsia.
Assim, não deixe de ver também: Daniel Alves paga fiança milionária e fica livre da prisão
A recusa de Textor em revelar a identidade dos jogadores acusados, justificando ser uma questão a ser tratada exclusivamente com autoridades governamentais, acrescentou incerteza à veracidade de suas declarações. Desde quando fez as acusações, o magnata norte-americano não apresentou nenhuma prova concreta de suas acusações, o que deixa margem para dúvidas e falta de transparência, tanto de torcedores rivais, tanto de torcedores do próprio Botafogo.
O São Paulo emitiu nota oficial repudiando as acusações e declarou sua intenção de tomar medidas legais contra o Textor. O Fortaleza também reagiu, prometendo buscar justiça.
O Palmeiras não se conteve em críticas, descrevendo Textor como um "caricato cartola" e se comprometendo a adotar todas as medidas legais necessárias para enfrentar as alegações.
Vale lembrar que o Botafogo perdeu, de forma histórica, e até inacreditável, o título do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras.
Essa novela está longe de acabar e parece que há muito o que acontecer nos tribunais. Ainda nessa semana (03/04), o Senado Federal prepara uma CPI para investigar possíveis casos de manipulação de resultados no futebol Brasileiro.
Os senadores também pressionam a Polícia Federal para obrigar o John Textor a depor e apresentar as provas sobre as possíveis manipulações. O pedido, até então, está sendo apurado pela PF.
Além disso, o STJD prepara um julgamento contra o empresário norte-americano, por apresentar acusaões sem provas contra os clubes brasileiros.
John Textor não é um estranho no mundo dos negócios e do entretenimento. Com sua formação em economia, ele construiu uma fortuna considerável no ramo da tecnologia e do cinema. Movido por sua paixão pelo futebol, ele decidiu investir diretamente no esporte. Tornou-se um dos proprietários do Crystal Palace, na Inglaterra, e iniciou negociações para adquirir participações em clubes como o Benfica, em Portugal, e o Molenbeek, na Bélgica. Além disso, é o sócio majoritário da FuboTV, uma plataforma de streaming de televisão focada em esportes ao vivo.
Por fim, leia agora: Clube de Neymar bate recorde histórico
Referências:
GE;
Todos Direitos Reservados © Brazilian News 2024.