Compartilhe esse artigo:
Escola primária da Flórida identifica casos de Sarampo. Imagem: BCPS
Quatro novos casos de Sarampo foram confirmados em uma escola primária de Broward na Flórida, e por esse motivo o Departamento de Saúde do Estado resolveu abrir investigações epidemiológicas para apurar de forma mais detalhada o motivo desse aumento repentino em uma doença que foi, por muito tempo, tido como controlada e quase erradicada.
A investigação iniciou-se no dia 18 de Fevereiro, após quatro casos de sarampo terem sido relatados na Manatee Bay Elementary School (Escola Primária Manatee Bay) na sexta-feira, 16 de fevereiro. O último caso foi um aluno da terceira série, que, segundo o departamento de saúde da Flórida, não tinha histórico de viagens.
Dessa forma, leia também: Primeiro paciente humano da Neuralink controla mouse com pensamento, diz Elon Musk
Sarampo é uma doença viral e altamente contagiosa, seus sintomas podem ser de até muito leves ou até mesmo levar à fatalidade, era uma doença bastante comum até antes da década de 60.
Seus sintomas incluem desde febre alta, até manchas vermelhas no corpo, tosse seca, corrimento nasal e conjuntivite, inflamação nos olhos que pode causar vermelhidão, sensibilidade à luz e lacrimejamento.
O sarampo é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva e secreções expelidas quando alguém que está infectado tosse, espirra ou até fale. Além disso, também pode ser transmitido pelo contato direto com a saliva ou secreção nasal do infectado.
Atualmente, o Sarampo sofre do sucesso causado pelas campanhas de vacinação iniciadas em 1963, isso porque antes do surgimento das vacinas de sarampo, milhares de epidemias eram relatadas em todo o mundo, na época, o sarampo era uma das principais causas de morte entre crianças e após o surgimento das vacinas contra o sarampo, o número de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo caiu drasticamente, reduzindo as mortes e deixando boa parte do mundo inteiro livre dessa doença. Estima-se que após a criação da vacina houve uma redução de mais de 95% no número de mortes.
Todo esse sucesso da vacina fez com que muitas pessoas esquecessem de vacinar os seus filhos por não terem mais a doença, e por esse motivo, é notado atualmente uma crescente nos números do sarampo entre crianças, que até então era uma doença totalmente controlada. Ou seja, por conta de sua enorme eficácia, muitas pessoas não lembram mais da existência do sarampo e deixam de vacinar seus filhos.
No entanto, esse não é um fenômeno observado somente com o vírus do sarampo, mas também outras doenças que eram controladas, como é o que acontece com a Poliomielite também.
“Se você suspeitar ou notar algum dos sintomas, entre em contato com seu médico para receber instruções sobre como procurar atendimento médico com segurança, sem expor outros pacientes”, afirmou o Departamento de Saúde da Flórida.
Por ser uma doença altamente contagiosa é muito importante seguir as medidas de precauções para evitar a interação com pessoas infectadas, lavar as mãos frequentemente e usar máscaras caso esteja próximo de pessoas infectadas.
No entanto, é imprescindível manter a vacinação em dia, dado que essa é sem dúvidas a melhor maneira de prevenir a doença.
O tratamento para o sarampo é geralmente de suporte e inclui medidas para aliviar os sintomas, como repouso, uso de liquidos e medicamentos para controlar as dores e a febre.
Por fim, acesse também: Desvendando o TDAH: O que você precisa saber
Todos Direitos Reservados © Brazilian News 2024.