Compartilhe esse artigo:
Vacina contra o câncer: Presidente da Rússia declara avanço significativo no desenvolvimento. Imagem: Freepik
Em uma entrevista concedida na última sexta-feira (16/02/2024), o presidente da Rússia, Vladimir Putin expõe que o país está muito próximo de anunciar a primeira grande vacina contra o câncer. O Líder Russo não deu muitos detalhes sobre as pesquisas e desenvolvimento da vacina, mas disse que em breve esses imunizantes poderão estar disponíveis para as pessoas.
“Estamos muito perto da criação das chamadas vacinas contra o câncer e de medicamentos imunomoduladores de uma nova geração”, afirmou o presidente da Rússia.
Além disso, veja também: Por que o presidente dos EUA é sempre democrata ou republicano?
Todos nós sabemos que uma vacina, de modo grosso, nada mais é do que o patógeno enfraquecido sendo inserido no seu organismo para que seu sistema aprenda a lidar com esse patógeno “mais fraco” para quando o verdadeiro vírus ou bactéria chegar ele já sabe como reagir. Basicamente é assim que funciona a maioria das vacinas e foi assim que elas salvaram bilhões de vidas ao longo dos anos. No entanto, sabemos que o câncer não é um vírus ou bactéria, e sim uma doença em que certas células mutantes do nosso corpo se dividem incontrolavelmente, destruindo tecidos e órgãos inteiros.
Mas certos estudos mostram que uma vacina de RNA mensageiro (mRNA) contra o câncer funcionaria de maneira semelhante às vacinas de mRNA contra a covid, com algumas diferenças.
Ao contrário das vacinas convencionais, que utilizam o patógeno enfraquecido, pois as vacinas de mRNA são produzidas em laboratórios com proteínas específicas. O RNA Mensageiro, como o nome sugere, é uma proteína que contém uma mensagem informando às células a maneira correta de como produzir um antígeno e um anticorpo. Dessa forma, seria criado um mRNA com informações fáceis para as células aprenderem a como combater células anormais do câncer antes mesmo que elas se multiplicem,
Entretanto, apesar dos avanços, é muito difícil criar uma vacina oral contra o câncer porque essa doença pode atingir diferentes tecidos e órgãos de maneira totalmente diferente, sendo assim seria muito complicado criar uma vacina geral que abrangesse todos os tipos de câncer.
Inclusive, recentemente, uma vacina contra o câncer de mama em específico, desenvolvida pela Moderna, apresentou resultados positivos, reduzindo os riscos em 65%. Ela utilizou esses mesmos mecanismos do mRNA e apesar dos resultados positivos ainda está em fase de testes.
Não há muitos detalhes sobre a vacina russa, como ela funcionará e em que estágio de desenvolvimento ela está, mas são esperados alguns avanços nessas áreas nos próximos anos e talvez a tão sonhada vacina que previne o câncer.
Portanto, leia agora: Escola primária da Flórida identifica casos de Sarampo
Todos Direitos Reservados © Brazilian News 2024.